domingo, 23 de setembro de 2012

Exposição na Biblioteca Murilo Rubião homenageia o escritor Bartolomeu Campos de Queirós



A Biblioteca Murilo Rubião, da Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop, apresenta exposição literária em memória a Bartolomeu Campos de Queirós durante o VI Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI. O material, que homenageia o escritor mineiro falecido no início deste ano, ficará exposto na biblioteca durante os cinco dias do evento.

Foto: Douglas Aparecido

A mostra contém banners de conteúdo fotográfico, textual, informativo, além de citações e detalhes das obras do autor. Esse trabalho faz parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura junto às bibliotecas públicas e visa a motivar e renovar o prazer da leitura.

A Faop tem um carinho especial por Bartolomeu Campos de Queirós, pois ele esteve presente na Conferência de Encerramento do V Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI, em 2011, quando ministrou a palestra “Memória e Sensibilidade”, foi também uma das suas últimas aparições antes do seu falecimento. Durante a edição deste ano do Seminário, essa conferência será exibida na Biblioteca Murilo Rubião.

Com mais de 40 livros publicados, alguns deles traduzidos para inglês, espanhol e dinamarquês, Queirós é conhecido pelo sucesso de suas obras infanto-juvenis.  O autor recebeu inúmeros prêmios, entre eles, o Jabuti, um dos mais importantes da Literatura Brasileira, além do Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil, o Diploma de Honra da IBBY, de Londres, e Prêmio Rosa Blanca, em Cuba.