sexta-feira, 5 de outubro de 2012

VI Seminário Patrimônio Cultural é sinônimo de encontro de saberes, cultura e experiências

A sexta edição do Seminário Patrimônio Cultural – Conservação e Preservação no século XXI foi um sucesso. Com mais de 60 horas de atividades, o Seminário promoveu três mesas-redondas, três minicursos, nove estudos de caso, sete exposições, duas conferências, além de feira de livros, apresentação da Orquestra Ouro Preto e uma Tarde de vivência do Trem da Vale. Cerca de 200 pessoas de várias partes do país participaram da programação.


Apresentação da Orquestra Ouro Preto

Tarde de Vivência no Trem da Vale

A presidente da Fundação de Arte Ouro Preto | Faop, Ana Pacheco, destaca a sublimidade das reflexões em torno da conservação e da restauração do patrimônio cultural. “Agradeço aos palestrantes, oficineiros, parceiros, funcionários e ao público pelo elevado nível de discussões dentro de todas as atividades do Seminário. Acredito que cada um pôde absorver e repassar conhecimentos de suma importância para a sua área de pesquisa, trabalho e vivência”, aponta.  



Ana Pacheco - Presidente da Faop ,
Agmar Abdon - Gerente da Unidade de Comércio, Serviços e Artesanato do Sebrae MG,
Gabriel Gobbi - Secretário Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto

Conferência de abertura com Ana Carla Fonseca

Apresentação de Estudo de Caso


O tema desta edição - Políticas Públicas e Soluções Criativas - instigou tanto palestrantes como o público a pensar, ensinar e fazer a conservação e a restauração do patrimônio cultural. O objetivo do Seminário foi debater os critérios que envolvem a conservação e restauração, incluindo a importância do compartilhamento de práticas, ideias e experiências dos agentes que atuam na preservação dos bens culturais materiais e imateriais.


Exposição Singular e Abrangente - Casa dos Contos

Fique de olho e participe da sétima edição do Seminário Patrimônio Cultural em 2013!


Fotos: Fotógrafos em Ouro Preto e Ascom Faop